Acupuntura

[titles type=”h1″ text=”QWN1cHVudHVyYSUyMCUzQ2VtJTNFTm9zc2FzJTIwRXNwZWNpYWxpZGFkZXMlM0MlMkZlbSUzRQ==”]

acupuntura-tatuape 1.00.34 PMA Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas do organismo. Esta modalidade tem efeito analgésico e anti inflamatório aliviando dores e outros sintomas decorrentes de doenças.

Ao longo dos anos foi comprovado que a Acupuntura é um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Por meio dela é possível o tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório. Além disso a Acupuntura auxilia na melhora do sono, no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse, trazendo bem-estar e relaxamento ao indivíduo.

atendimento-acupunturaA Acupuntura foi originada da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas com a função terapêutica. A estimulação destes pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do corpo humano.

Com as tecnologias modernas a acupuntura vem agregando recursos como a eletricidade estimulação com laser, agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper (Stimulation and Permanency – Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata (substituindo as raras agulhas destes metais) ou de quartzo e de vidro, ventosas de material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, porém sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

indicacao-acupunturaSegundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são mais de 40 doenças para as quais a Acupuntura é indicada. Entre elas: sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, diarréia, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrite, entre outras.

beneficios-acupunturaDentre os diversos benefícios da Acupuntura podemos citar a agilidade, pois logo após a consulta o paciente já sai sem dor ou com ela diminuída, ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos e diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo.

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez não há contra-indicações.

A Acupuntura auxilia no emagrecimento diminuindo a ansiedade e sensação de fome, desse modo, controla a compulsão alimentar. Este efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite.

resultados-acupunturaNormalmente em casos de dor, espasmo, rigidez musculares, dor de cabeça, doenças psicossomáticas, ansiedade, estresse, depressão leve, e outras que não apresentam alteração orgânica grave, a modalidade terapêutica milenar apresenta bons resultados.

Em casos de doenças mais graves e crônicas os efeitos podem não ser suficientes, sendo necessário complementar a técnica com outras terapias, inclusive com medicamentos. Em benefício da qualidade de vida do paciente, devem-se incluir todos os meios disponíveis a favor dele.

diagnostico-acupunturaNa primeira avaliação, é realizada uma avaliação clínica, com queixas e histórico do paciente. Após o exame físico, o médico pode solicitar exames complementares como radiografias, ultrassonografias ou ressonâncias para auxiliar na confirmação diagnóstica e descartar outras patologias. Após, iniciamos o tratamento com Acupuntura.

O atendimento médico em acupuntura consiste não só na aplicação da Acupuntura. Na verdade, as terapias são apenas uma das etapas do atendimento. Se necessário, realizamos a prescrição de outros recursos terapêuticos.

A duração do tratamento varia de acordo com o estado clínico do paciente. Normalmente o médico prescreve de uma a duas sessões semanais ou de acordo com a evolução clínica.

A acupuntura é um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção de agulhas especiais, em pontos específicos da pele. Dependendo do caso pode – se utilizar também estímulos térmicos ou de outros tipos, tais como Laser de baixa intensidade, ventosas, etc.

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver uma sensação de choque elétrico e uma dor leve, efeitos transitórios que são normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais. Na maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor.

Sim, desde que realizada por médico capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Quando ocorre alguma reação adversa é porque provavelmente foi mal realizada por quem pratica.

A acupuntura é um método invasivo, e, por isso faz-se necessário observar as regras básicas de esterilização. Usando material descartável não há nenhum risco de transmissão de doenças.

Não, normalmente a acupuntura funciona em cerca de 80% dos humanos e animais em que é utilizada. As possíveis causas de não funcionar em todos é :

  • Falha Profissional
  • Problemas constitucionais como: altos níveis de Colecistocininas (CCK) e deficiência genética de receptores de endorfina nas membranas das células nervosas.
  • Uso de alguns medicamentos: Corticoides, Betabloqueadores

A duração do tratamento varia  de acordo com o estado clínico de cada paciente, natureza e gravidade da doença. Normalmente, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução do tratamento,  determina-se maior ou menor freqüência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados.

Sim, por diversos motivos, primeiro porque as agulhas que não forem esterilizadas podem transmitir doenças e infecto contagiosas (hepatite, AIDS, infecção local, etc), em segundo porque a ponta da agulha fica larga com o tempo e por fim, porque o Ministério da Saúde proíbe sua reutilização.

Não, pode-se conectar as agulhas a um equipamento de estimulação elétrica, o que caracteriza a ELETROACUPUNTURA, ou substituir as agulhas por sementes ou raio laser. Pode-se também estimular o ponto com calor (moxa ou luz) ou através de sucção (ventosa).

Além de sua importante ação analgésica e antiinflamatória, a Acupuntura tem efeitos:
-Sedativo e calmante, que ajudam o organismo a relaxar
-Relaxante muscular
-Anti-emético (contra vômitos)
-Nas cólicas menstruais, ajudando a diminuir a intensidade das crises
-No auxílio da reabilitação do acidente vascular cerebral (derrame)
-No auxílio de dependências psicológicas (vícios)

É semelhante a uma consulta médica convencional, na consulta de Acupuntura se entrevista o paciente. Colhe -se as informações sobre suas queixas, antecedentes pessoais, familiares e hábitos. Se solicitam exames complementares, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico médico, sendo que o objetivo final é integrar a medicina chinesa com a ocidental, procurando estabelecer um programa terapêutico como um todo.

[contact-form-7 id=”3795″]

Rua André Vidal, 322, Tatuapé, SP
Tel.: (11) 2385-2691
Whatsapp: (11) 94374-2547
Receba nossas novidades clicando aqui

WhatsApp chat