Clínica Médica

Especialidade

Entenda sobre a Clínica Médica

É a especialidade médica que trata de doenças não cirúrgicas de pacientes adultos. A principal vantagem de consultar este médico é que ele é capaz de acompanhar o paciente por toda a sua vida, principalmente devido à sua visão abrangente do ser humano. É a partir desta especialidade que é possível realizar o tratamento adequado ou distinguir para qual médico o paciente deve ser encaminhado.

Uma consulta com o Clínico Geral pode abranger a prevenção ou tratamento de diversas doenças, tais como avaliação pré-operatória para pequenas cirurgias, avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, infecções da pele e micoses, infecções pulmonares, cefaleia (dor de cabeça), hipo e hipertireoidismo, anemias, indicação de vacinas, alergias, check-up, etc.

Procurar um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas, sempre está certo, pois o clínico geral, tem uma visão global do organismo humano e está preparado para proceder aos diversos diagnósticos. E após um diagnóstico completo o médico irá encaminhar para o especialista correto de acordo com a necessidade do paciente.

O maior diferencial do clínico é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar. Sua atuação, hoje em dia, também é muito importante em doentes complexos que necessitam de acompanhamento com diversos especialistas, o clínico geral pode assessorá-los, informando-os sobre as condições do paciente e integrando condutas e medicações.

O profissional está apto a tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é muito específico. Assim uma consulta com clínico geral abrange:

  • Check Up
; Avaliação Pré-Operatória para diversas cirurgias; Avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos; Obesidade leve a moderada
; Orientação nutricional
; Hipertensão Arterial
 Diabetes
; Investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves
; Osteoporose
; Dislipidemia (colesterol alto)
; Gastrite
; Doença do Refluxo Gastroesofágico
; Infecções Intestinais
; Infecções Urinárias
; Infecções de Pele e Micoses; Infecções pulmonares; Infecções de orofaringe
; Cefaléia (dor de cabeça)
; Hipo e Hipertireoidismo
; Depressão; Transtornos de Ansiedade
; Anemias
; Indicação de Vacinas
; Alergias e entre outros.

A principal vantagem de consultar o clínico é que ele é capaz de acompanhar o paciente por toda a sua vida, principalmente devido à sua visão abrangente do ser humano. A chave é a continuidade dos cuidados.

Isto significa que você estabelece uma relação com um prestador de cuidados de saúde e melhora a relação ano após ano. Este provedor passa a conhecer você e seus objetivos de saúde e ajuda a gerir o seu progresso geral.

No curto prazo, a continuidade dos cuidados aumenta drasticamente a probabilidade de você receber um diagnóstico correto e tratamento adequado. A longo prazo, você terá um médico que saiba o seu histórico de saúde, seus hábitos e sua personalidade, o que contribui para reconhecer os sinais que indicam uma possível mudança na sua saúde.

O diagnóstico clínico é realizado através do exame físico, histórico e relatos do paciente onde procede-se uma avaliação, buscando-se identificar sinais clínicos da doença, gerando assim um diagnóstico completo e ações a serem tomadas para o tratamento.

O clínico geral está apto a diagnosticar e tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é muito específico.

A consulta com clínico geral pode abranger a prevenção ou tratamento de diversas doenças, tais como avaliação pré-operatória para pequenas cirurgias, avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, infecções da pele e micoses, infecções pulmonares, cefaleia (dor de cabeça), hipo e hipertireoidismo, anemias, indicação de vacinas, alergias, check-up, etc.

Agende sua Consulta

//

Perguntas Frequentes

O que é clínica médica?

É a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciam todas as outras áreas clínicas.

Quem é o clínico geral?

O Clínico Geral é o médico que trata de pacientes adultos, acompanhando diferentes doenças.

Quais doenças o clínico geral pode tratar?

Check Up
, Avaliação Pré-Operatória para diversas cirurgias, Avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos, Obesidade leve a moderada
, Orientação nutricional
, Hipertensão Arterial
 Diabetes
, Investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves
, Osteoporose
, Dislipidemia (colesterol alto)
, Gastrite
, Doença do Refluxo Gastroesofágico
, Infecções Intestinais
, Infecções Urinárias
, Infecções de Pele e Micoses, Infecções pulmonares, Infecções de orofaringe
, Cefaléia (dor de cabeça)
, Hipo e Hipertireoidismo
, Depressão, Transtornos de Ansiedade
, Anemias
, Indicação de Vacinas
, Alergias e etc.

Qual a função do clínico geral?

O maior diferencial do clínico é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar.

Quando procurar o médico clínico geral?

Um médico clínico geral pode ser procurado sempre que quiser esclarecer sintomas de alguma doença ou pedir alguns exames, ou encaminhamento para um especialista.

Por que sempre ver um médico geral antes de ir para um especialista?

Porque ele pede primeiro diversos exames e após isso te encaminha para o médico especialista.

Onde os clínicos gerais exercem seu trabalho?

O local de trabalho de um clínico geral são hospitais, prontos socorros, PSF, santa casa, e a função é dar assistência e os primeiros socorros, verificar o grau da enfermidade do paciente e agir conforme as necessidades do enfermo e as suas possibilidades apesar de ser muito envolvente essa especialidade não interferem diretamente em outras, como cirurgia, cardiologia e ginecologia.

Como é o clínico geral dentro da medicina?

Essa é a profissão mais abrangente dentro da medicina, pois envolve pele, coração, cérebro, ferimentos, ossos, artérias. O médico tem que fazer especialização e ser muito bom, porque nessa área é muito comum ocorrer erros médicos.

WhatsApp chat