Nutrição

Especialidade

Entenda sobre a Nutrição

É a área da saúde que estuda a alimentação humana e suas implicações. O nutricionista investiga a relação do homem com o alimento e prescreve cardápios e planos alimentares individuais para diminuição do peso e combate à obesidade, sempre levando em consideração as necessidades nutricionais diárias.

O nutricionista realiza a análise da saúde a partir de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. O profissional solicita exames bioquímicos, como exames de sangue e urina, para complementar sua análise, além de fazer diversas perguntas para investigar o histórico familiar de doenças, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

Este profissional orienta e elabora dietas individuais também para diabéticos, hipertensos, pacientes com doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico.

Define-se a nutrição como ciência que estuda todos os processos por meios dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos.

As definições sobre nutrição mais simples enfocam apenas o aspecto fisiológico da nutrição e limitam o seu verdadeiro sentido. Mas a nutrição é bem mais ampla e complexa, envolvendo aspectos desde a seleção e escolha dos alimentos, passando pelo contexto de vida do indivíduo até sua relação com a saúde e doença, sem esquecer os aspectos fisiológicos. Dessa forma inclui implicações sociais, econômicas, culturais e psicológicas relacionadas aos alimentos e à alimentação.

Se você acha que a procura ao nutricionista só deve ser feita quando estiver acima do peso e quiser emagrecer, chegou a hora de mudar de opinião. Ser instruído por um profissional e consumir alimentos saudáveis, traz diversos benefícios ao nosso organismo.

O nutricionista é o profissional mais indicado para encontrar os alimentos recomendados para que uma dieta seja realmente eficaz. Tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo. Além disso, cada pessoa tem um objetivo específico ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de problemas como diabetes, colesterol, acompanhamento da gravidez e até mesmo para melhorar seu desempenho esportivo.

Geralmente as pessoas procuram um nutricionista quando querem perder peso, mas existem alguns outros indicadores que quando observados devem levar você a procurar ajuda deste profissional, como:

Obesidade; Colesterol alterado; Pressão alta (Hipertensão); Constipação ou Alteração nas fezes; Hipo ou Hiperglicemia; Diabetes; Problemas Cardíacos; Falta de Disposição; Estresse e/ou Depressão e Problemas Circulatórios.

Buscar ajuda de um profissional Nutricionista é essencial para manter uma vida com qualidade e bem estar. Segue alguns dos muitos motivos para procurar um nutricionista:

Melhora o desempenho na atividade física; Previne doenças e mantêm a imunidade alta; Mantêm o peso adequado; Melhora da disposição física e mental e Pele e cabelo saudáveis.

O primeiro passo para um diagnóstico completo nutricional é realizar a anamnese e a avaliação antropométrica, após a avaliação se necessário será solicitado exames.

Baseado nas informações levantadas, será entregue um plano alimentar personalizado para que o paciente possa atingir seus objetivos e melhorar seus hábitos alimentares.

Após a primeira consulta (em torno de 30 dias) o paciente deve retornar ao consultório para uma nova avaliação e se necessário uma adequação do plano alimentar. O profissional irá avaliar as dificuldades e resultados obtidos. Este retorno é fundamental para darmos continuidade ao serviço e alcançar os objetivos iniciais.

Agende sua Consulta

//

Perguntas Frequentes

Por onde eu começo com a nutrição?

Começa corrigindo as deficiências nutricionais e os excessos.

Qual a melhor dieta para seguir?

Não existe melhor dieta. Qualquer dieta possui seus prós e contras para cada circunstância, e o que funciona melhor para alguém pode não ser o melhor para você (e provavelmente não será).

Devo diminuir, ou mesmo cortar as bebidas alcoólicas?

Se o seu objetivo é obter melhores resultados para sua saúde, forma física ou desempenho, sim, você deve repensar sobre seu consumo de álcool.

Quais os melhores tipos de alimentos para pessoas diabéticas?

As pessoas diabéticas devem seguir uma reeducação alimentar adequada para que o nível de glicemia não oscile muito. Manter horários regulares para fazer as refeições sem deixar de fazer alguma delas. É preciso orientação com um nutricionista para que ele possa passar quais os alimentos adequados.

Para uma pessoa que tenha sofrido um infarto recentemente, quais seriam os melhores alimentos?

Cada paciente é único, e cada caso é um caso. O indicado é seguir todas as recomendações médicas. Em caso de qualquer sintoma estranho, recorra ao seu médico imediatamente.

A intolerância alimentar é causada por qual motivo?

A intolerância alimentar é causada pela falta de uma enzima que seja responsável por digerir determinado alimento e qualquer pessoa pode ficar, por uma fase da vida, intolerante a algum alimento e depois voltar ao normal. Ela pode ser descoberta logo na primeira infância e suas manifestações são alterações gastrointestinais como gases, náusea, diarreia ou obstipação e como não existe nenhuma forma de tratamento para a intolerância alimentar, o melhor é evitar comer os alimentos que causam os sintomas da intolerância.

Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Sim, sendo que o ideal é que se coma de três em três horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

Beber água ajuda a emagrecer?

A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só não faz milagre.

Posso beber líquidos durante as refeições?

Não é recomendado beber líquidos durante as refeições. Isto porque além de atrapalhar na absorção dos nutrientes dos alimentos a serem ingeridos, podem levar à distensão gástrica.

Qual a diferença entre diet e light?

O produto diet é aquele em que se retira algum nutriente com um objetivo específico como o de atender as necessidades de: Diabéticos; Intolerantes à lactose; Celíacos. Então pode se retirar: glúten; açúcar; colesterol; sódio entre outros.

Já o produto light é aquele que sofre redução de um determinado nutriente (cerca de 25%). Os produtos light são voltados para aquelas pessoas que querem manter uma alimentação mais leve.

WhatsApp chat