Ortopedia

Especialidade

Entenda sobre a Ortopedia

Ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

O médico ortopedista atua em diversas áreas, podendo tratar pacientes politraumatizados, realizar cirurgias, tratar de fraturas ósseas simples ou mais complicadas, orientar e tratar pacientes com problemas de postura, má formação óssea, coluna e etc.

As patologias mais comuns ligadas à ortopedia são tendinite, hérnia de disco, escoliose, lombalgia, bursite, artrose, osteoporose, traumas ligados a acidentes ou atividades físicas, etc.

A ortopedia se disseminou como um ramo da medicina na época romana, onde se desenvolveu métodos cirúrgicos de se consertar fraturas. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de “Ortopedia e Traumatologia”.

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte. As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

A Ortopedia é a especialidade da medicina que se dedica ao tratamento do sistema músculo-esquelético. Abrange patologias que acometem os músculos, ossos e articulações humanas. É ideal procurar um médico ortopedista quando sentir desconfortos constantes nessas regiões.

O autodiagnóstico e a decisão pessoal de optar por tratamentos fisioterápicos, fitoterápicos, massagens, medicamentos sem orientação correta de um médico ortopedista pode agravar muito situações iniciais que seriam facilmente tratadas.

Ao sinal de dores e desconfortos nos músculos e articulações, recomenda-se não esperar a dor ficar mais intensa para buscar ajuda. Nesses casos, o indicado é procurar um médico ortopedista de confiança para que o problema não se torne algo mais grave.

O Ortopedista é o médico que cuida das doenças e lesões nos ossos e nos músculos, como fraturas, tendinite e artrite.

Caso apresente algum algum sintoma deste abaixo é necessário realizar uma avaliação com o Ortopedista:

  • Dores nas costas;
  • Dores nas articulações;
  • Dores nas juntas;
  • Dores na lombar;
  • Dor muscular;
  • Lombalgia;
  • Inchaço na articulação;
  • Desgaste dos ossos;
  • Desgaste das articulações;
  • Dificuldade de movimentos.

O Ortopedista irá trabalhar para restabelecer as funções do paciente o mais segura e rapidamente possível, respeitando os limites de cada pessoa e irá tratar de forma exclusiva para cada patologia e necessidades do paciente. Indicará as melhores formas de prevenção de novas lesões e como obter uma melhor qualidade de vida.

Os resultados obtidos através da ortopedia são capazes de promover: alívio da dor, resolução do processo inflamatório e cicatricial, melhora do comprimento muscular, melhora da força muscular, melhora do padrão da marcha e retorno das atividades de vida diária.

O diagnóstico se inicia com a formulação de uma pergunta sobre a queixa principal do paciente, exame e avaliação. Em seguida, o médico ortopedista determinará o prognóstico, ou seja, a determinação do progresso possível para ser atingido pelo paciente e o tempo para a execução do plano terapêutico, que corresponde à intervenção qualificada por métodos terapêuticos. Então, ao término de cada sessão ou período de tratamento o profissional submeterá esta aplicação à verificação da eficácia e eficiência dos recursos terapêuticos utilizados para alcançar o resultado esperado.

Agende sua Consulta

//

Perguntas Frequentes

O que é ortopedia?

A ortopedia é um ramo da medicina que se dedica exclusivamente à prevenção e cura de deformidades associadas ao aparelho locomotor humano.

Qual a função do médico ortopedista?

O médico ortopedista tem como principal função diagnosticar e tratar doenças que afetam os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. Um ortopedista, quando especializado, pode também realizar cirurgias ortopédicas para corrigir problemas que aparecem no esqueleto ou em suas associações.

O que é bursite?

Bursite é uma inflamação aguda ou crônica de uma bursa ou bolsa. A origem é em geral desconhecida, porém causas agudas podem ser traumas, traumatismos repetitivos, infecções e doenças induzidas por cristais. Os sintomas incluem dor, principalmente á movimentação, edema e sensibilidade.

O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença óssea que diminui a densidade óssea (massa óssea por unidade de volume), provocando deterioração da estrutura óssea. A fraqueza do esqueleto leva a fraturas com traumas pequenos ou não perceptíveis, particularmente na coluna torácica e lombar, punhos e quadril.

O que é uma lesão muscular?

Lesão muscular é um traumatismo direto ou indireto no músculo levando a lesão parcial ou total da fibra muscular. As lesões musculares podem ser classificadas em traumáticas e atraumáticas. Entre as traumáticas, estão o estiramento, a contusão e a laceração (ou ruptura, sendo esta parcial ou total). Entre as atraumáticas, estão a cãibra e a dor muscular tardia.

Quais são os sintomas de uma dor lombar?

A dor lombar é um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, à exceção do resfriado comum. Entre 65 e 80% da população mundial desenvolve dorsalgia em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante.

É verdade que pacientes idosos requerem cuidados especiais?

É verdade sim. O idoso é um paciente especial. As artrites são frequentes causas de dores na mão dos idosos. Nas mulheres o acometimento mais comum é na articulação trapézio–metacarpo. Esta artrite provoca dores na base do polegar quando a paciente faz seus movimentos. A artrite também é comum nas articulações dos dedos, que acarretam rigidez e dor aos movimentos.

O que são dores do crescimento?

As dores do crescimento são afecções benignas, autolimitadas, que afetam crianças de ambos sexos, nas idades entre 6 e 11 anos, raramente crianças acima de 13 anos. É a segunda causa mais frequente de dor em crianças após a cefaleia. Uma a cada seis crianças apresenta esse problema. Afeta mais as meninas do que meninos. Apesar do nome, ela não tem relação nenhuma com o crescimento. Não se sabe ao certo a causa, porém está relacionada com um dia de intensa atividade física da criança, daí uma provável origem muscular. Acredita-se incidir mais em crianças com problemas emocionais leves.

A dor no ciático tem ligação com a coluna e qual o tratamento mais indicado?

O nervo ciático na verdade é formado por uma série de raízes que saem da coluna lombar e se juntam para formar o nervo ciático. Na imensa maioria dos casos a dor no nervo ciático é causada por alguma compressão destas raízes na região da coluna e não no nervo ciático em si, sendo a principal causa de compressão as chamadas hérnias de disco.

Quais as causas de dores cervicais?

As principais causas podem ser: Contrações musculares, postura incorreta, sedentarismo, a posição de dormir, ler na cama e fazer muito uso de smartphones devido a ficar muito com a cabeça baixa.

WhatsApp chat