Psiquiatria

Especialidade

Entenda sobre a Psiquiatria

A psiquiatria é uma especialidade médica e o psiquiatra é um profissional treinado que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento dos sofrimentos mentais de cunho orgânico ou funcional.

Alguns dos sintomas avaliados pelo Psiquiatra são: Tristeza, depressão, transtorno bipolar, ansiedade, angústia, depressão, transtornos psicóticos, transtornos sexuais, doenças alimentares, abuso de drogas, pânico e medo.

O psiquiatra é um médico. Formou-se em Medicina por uma faculdade reconhecida por graduar médicos. Ele pode: prescrever medicamentos, formular diagnósticos, conduzir procedimentos médicos, internar e fazer psicoterapia. Ele também pode auxiliar o juiz e o promotor ou a defesa em casos de interdição, avaliação de sanidade mental.

A psiquiatria é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente.

Mais recentemente, no século XIX, os distúrbios mentais começaram a ser tratados cientificamente como doenças. Até então, as pessoas que sofriam de doenças mentais eram fechadas em asilos e recebiam diversos tratamentos com a intenção de lhes restituir a razão.

O Alemão Emil Kraepelin (1856-1926) é mencionado como o pai da psiquiatria e o responsável POR incluir esta ciência no âmbito da medicina. A partir das suas contribuições, a psiquiatria começou a considerar tanto os fatores psicológicos e sociais como as questões biológicas no tratamento dos pacientes.

Muitos problemas de saúde surgem porque nossa mente não está bem. Alguns deles podem ser apenas mentais. Outros, podem já ser biológicos.

O importante aqui é compreender que a saúde mental é sim um problema que todos nós devemos encarar com seriedade e menos preconceito. Não é loucura, é o funcionamento normal de sua mente. E assim como todas as outras partes de seu corpo, um profissional que compreende melhor o funcionamento e é especializado neste atendimento poderá te ajudar a atingir a saúde que você precisa para uma vida completa e feliz.

Os psiquiatras e os médicos assistentes podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons). O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.

Nenhum diagnostico psiquiátrico pode ser estabelecido baseando-se exclusivamente num exame laboratorial, entretanto os exames laboratoriais são utilizados para efetuar a triagem de doenças clínicas; ajudar no estabelecimento dos diagnósticos; determinar se um tratamento pode ser instituído, e avaliar os efeitos tóxicos e terapêuticos do tratamento.

Certos problemas clínicos ocultos podem manifestar-se inicialmente na forma de síndromes psiquiátricas. Podemos citar como exemplo: A doença tireóidea e outras endocrinopatias podem manifestar-se na forma de distúrbio do humor ou psicose; o câncer pode expressar-se na forma de depressão; e infecção e doenças do tecido conjuntivo podem apresentar alterações agudas do estado mental.

Além disso, o psiquiatra pode deparar-se inicialmente com um espectro de condições mentais ou neurológicas orgânicas. Essas condições incluem, entre outras, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, coréia de Huntington, síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS), demência, etc.

As pessoas devem procurar esse médico quando os sintomas que apresentam já estão interferindo em sua vida, causando sofrimento ou algum grau de prejuízo.
As pessoas buscam ajuda psiquiátrica por muitas razões. As diversas questões que envolvem a vida podem tornar-se avassaladoras. As relações podem tornar-se problemáticas ou a agonia da ansiedade pode crescer drasticamente e durar mais.

O sujeito jovem recém-chegado ao aparecer no corredor da empresa onde trabalha pode parecer uma ameaça ao seu emprego seguro e dores de cabeça podem começar literalmente uma após a outra. As emoções que surgem como reação ao estresse e tensões cotidianas podem golpear uma pessoa, ou podem estar estranhamente ausentes. Comer pode tornar-se um refúgio, e dormir pode começar a parecer irresistível ou ilusório. Álcool ou drogas podem ficar fora de controle.

Os problemas podem ser súbitos, como por exemplo um ataque de pânico ou assustadores como alucinações, pensamentos suicidas ou “vozes” que sussurram intrusivas coisas incompreensíveis. Ou eles podem ser mais de longo prazo, tais como uma cortina de fumaça de melancolia que nunca parece levantar, causando uma vida cotidiana distorcida, fora de controle, desmerecida.

Muitas vezes esse tipo de problema pode ser relatado a outros médicos, que após uma investigação encaminham a pessoa a um psiquiatra. Nesses casos, é importante que o paciente não tenha preconceitos, porque esse especialista é o mais indicado para descobrir as causas dos sintomas identificados e resolver o problema.

Agende sua Consulta

//

Perguntas Frequentes

O que faz o psiquiatra?

O psiquiatra é um médico de formação que se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das desordens mentais. É um profissional fundamental no tratamento de desordens mentais severas tais como, esquizofrenia, autismo, transtornos de humor, etc.

Como funciona o seu trabalho?

Encontros periódicos com o paciente para ajuste da medicação e acompanhamento do quadro.

Uso de medicação para tratamento dos sintomas que porventura estejam impedindo o paciente de ter uma vida global satisfatória. Tem como objetivo a redução dos sintomas e a melhora, a curto e médio prazo, da qualidade de vida do paciente.

O tratamento possui uma duração mais curta no tempo (quando comparado à psicoterapia), já que tem como foco a redução dos sintomas que, uma vez estabilizados, tornam desnecessário o seguimento com o médico.

O que o Psiquiatra trata?

O Psiquiatra é o médico que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento dos sofrimentos mentais de cunho orgânico ou funcional, como depressão, transtorno bipolar e de ansiedade.

Quais são os sintomas avaliados pelo Psiquiatra?

Alguns dos sintomas avaliados pelo Psiquiatra são:

  • Tristeza;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Medo.
WhatsApp chat